Ciclo de Economia Urbana: custos da verticalização nas grandes cidades | Por quê? - Economês em bom português
Login / Registrar
Anterior Próximo

Ciclo de Economia Urbana: custos da verticalização nas grandes cidades

por

10/10/2017-11:34 - Atualizado 10/10/2017 11:34

Economia Urbana_Facebook_500x262 (2)

Arq.Futuro, Por Quê? e DataZAP realizam, no próximo dia 18/10, com apoio do Instituto Moreira Salles, o segundo encontro do Ciclo de Economia Urbana e convidam Daniel McMillen, economista urbano pela Universidade de Illinois, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman da DataZAP para debater o tema da verticalização, densidade e custo do crescimento vertical nos grandes centros urbanos.

No encontro, McMillen e Igliori tratarão de um assunto que permanece pouco discutido no campo da economia urbana: as implicações econômicas da edificação de arranha-céus. Nas primeiras décadas do século XX, com a disseminação dos elevadores e das tecnologias de construção em aço e concreto, o crescimento vertical nas cidades alcançou alturas espantosas. Para os investidores, as vantagens parecem óbvias: se determinada localização é extremamente valorizada, com um preço por metro quadrado muito alto, a forma mais eficiente de aproveitá-la é construir o edifício mais alto que a tecnologia permita e a sociedade aceite. McMillen investigou esse tema — o surgimento de arranha-céus como resposta ao aumento do preço da terra — a partir de dados microgeográficos de Chicago num período de 140 anos (1870-2010). No seminário, ele apresentará suas conclusões, que revelam uma realidade mais complexa do que pressupõe a lógica econômica.

A mediação será feita por Danilo Igliori e o evento acontecerá das 10h30 às 12h30 no cineteatro do Instituto Moreira Salles, na avenida Paulista, número 2424.

Daniel McMillen é economista urbano pela University of Illinois, em Chicago, e Ph.D. em Economia pela Northwestern University. Suas publicações constam em revistas acadêmicas importantes da área, como a Revista de Economia Urbana, Ciência Regional e Economia Urbana; a Revista de Economia e Estatística, Economia Imobiliária e o Jornal de Estatísticas Econômicas e Empresariais. É co-editor da Regional Science and Urban Economics e atua nos conselhos editoriais de revistas líderes em economia urbana e imobiliária, além de participar do Conselho de Administração da American Real Estate and Urban Economics Association.

– Danilo Igliori é PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.

O evento faz parte do ciclo de debates que o Arq.Futuro promove sobre Economia Urbana.

Inscrição gratuita, clique aqui para garantir seu lugar na plateia. 

SERVIÇO

Ciclo Arq.Futuro de Economia Urbana – Verticalização e densidade nos grandes centros urbanos

Data: 18.10

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Cineteatro do Instituto Moreira Salles

Endereço: avenida Paulista, 2424

Mais informações: www.facebook.com.br/arqfuturo

 

Palestrantes:

Daniel McMillen I Economista Urbano da Universidade de Illinois (http://www.economics.illinois.edu/people/mcmillen/McMillen.aspx)

Danilo Igliori I Professor da FEA-USP e chairman do DataZAP

Haverá uma breve apresentação de ambos e depois debate

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram 🙂