Como economizar água e energia | Por quê? - Economês em bom português
Login / Registrar
Próximo

Como economizar água e energia

por

07/03/2018-18:33 - Atualizado 07/03/2018 18:51

30183859 - close up leak and ruin valve in old bathroomConfira as dicas para reduzir o consumo e diminuir as contas de água e energia nesta edição do programa “Meu Bolso em Dia no Verão”, veiculado pela Rádio Beira Mar de Ubatuba:

Com algumas ações adotadas no dia a dia, é possível reduzir – e bem – o consumo de água. A família da Maria Rosa Chama, por exemplo, fez um esforço coletivo nesse sentido. Inclusive as crianças foram envolvidas. O que eles fizeram: cortaram o tempo no banho e passaram a usar um copo de água para escovar os dentes, em vez de deixar a torneira aberta. A lavagem da roupa foi concentrada em um dia da semana. E a água usada para lavar frutas e verduras passou a ser guardada para limpar o quintal. Outras medidas importantes: a família instalou descargas econômicas e redutores de pressão nas torneiras do tanque e da cozinha. E olha só o resultado: o uso de água na casa da Maria Rosa caiu de 33 para 19 metros cúbicos por mês. E a fatura da Sabesp foi de R$ 270,00 para R$ 80,00. Uma boa redução, né?

Agora, vamos falar de economia de energia. Principalmente na época de bandeira vermelha, ela faz uma boa diferença no bolso. Há uma série de medidas que podem impactar o consumo. Trocar as lâmpadas por outras mais econômicas – tipo LED ou fluorescente – ajuda bastante. É bom também tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo utilizados. O modo “stand-by” da TV, micro-ondas, computador, etc., consome energia. Quer outras dicas para diminuir a conta de luz? Leia a matéria “Fique atento para não apagar suas economias” no site do Meu Bolso em Dia.

Leia as matérias completas: Da torneira para o bolso e Conta de luz: fique atento para não apagar suas economias.

Publicado originalmente no MeuBolsoEmDia.com.br

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram 🙂