Por que Alisson ainda não é o goleiro mais caro da história?

Por em 20 de julho de 2018 , atualizado em 6 de agosto de 2018

62,5 milhões de euros.

Esse é o valor que o Liverpool desembolsará para tirar o goleiro brasileiro Alisson Becker da Roma. A imprensa noticia que ele se tornará o goleiro mais caro da história do futebol, ultrapassando a transação de Gianluigi Buffon – que em 2001 foi do Parma para a Juventus por 52,8 milhões de euros – veja aqui.

Será?

Na verdade, comparar valores monetários de dois pontos distintos no tempo não faz o menor sentido. É o que se faz ao comparar as vendas de Alisson (2018) e de Buffon (2001). Por quê? Por causa da inflação, um mesmo montante em determinado ano não compra as mesmas coisas em outro ano.

Por exemplo, suponha que você tem 1.000 reais hoje. Se o preço dos produtos aumenta ao longo do tempo, esse valor não terá o mesmo poder de compra no futuro. Isso significa que esses 1.000 reais valem menos amanhã do que hoje.

Já falamos sobre o assunto antes, em comparações de transações de jogadores e de bilheterias de cinema.

Da mesma forma, os 52,8 milhões de euros envolvidos na transferência de Buffon valem mais hoje do que em 2001. E como eles se comparam ao montante associado à ida de Alisson para o Liverpool?

Entre julho de 2001 (mês em que Buffon foi negociado com a Juventus) e junho de 2018, a inflação acumulada da Zona do Euro foi de aproximadamente 33,3%. Se atualizarmos a transferência de Buffon, teríamos então (1+33,3%) × 52,8 milhões de euros = 70,4 milhões de euros aos valores de hoje. Mais do que os 62,5 milhões da venda de Alisson – mais dados aqui.

Ou seja: Alisson não é o goleiro mais caro da história. Pelo menos por enquanto, pois sua transferência possui uma parte variável de 10 milhões de euros, a ser paga em função do desempenho do jogador e do clube.
Se esse valor extra for pago, Alisson pode vir a ser o goleiro mais caro. Por enquanto, depois de fazer o ajuste adequado pela inflação, esse título permanece com Gianluigi Buffon.

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram 🙂

Mais Postagens

VER TUDO

Receba nossas atualizações em primeira mão

Se você gosta do nosso conteúdo, inscreva-se e não perca nenhuma novidade.