Qual a vantagem de entrar na OCDE?

Por em 29 de março de 2019

Quem não gostaria de morar em um país rico? Melhor ainda se esse país se chamar Brasil.

Ainda não somos ricos, mas teremos dado um passo para entrar no clube dos países ricos se os Estados Unidos de fato apoiarem nosso pleito para nos tornarmos membros da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Mas qual é a vantagem de entrar na OCDE?

A OCDE é um fórum em que países comparam experiências de políticas econômicas para identificar práticas comuns e coordenar ações que têm impacto fora de suas fronteiras. A tributação do capital, por exemplo, é uma área em que os países da OCDE cooperam e concordam sobre os limites para as políticas nacionais de seus membros. Eles perdem alguma soberania, mas ganham mais previsibilidade.

O Brasil ainda é um país pobre. Precisamos muito de investimento estrangeiro porque não poupamos o suficiente e não dominamos muitas tecnologias avançadas. Para atrair o investimento estrangeiro, precisamos competir com outros destinos. As melhores firmas não vão se instalar, produzir e gerar empregos no Brasil se nosso ambiente de negócios não for competitivo e isso vale tanto para multinacionais quanto para o capital que criamos em casa.

É sob a ótica da pressão competitiva que faz sentido fazer parte da OCDE. Ser membro é sinal de que muitas de nossas políticas públicas serão previsíveis e similares às dos outros países membros.

É um passo para a frente. Se conseguirmos o apoio americano à nossa candidatura sem fazer concessões exageradas terá sido uma vitória diplomática do Brasil.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Curta as nossas fotos no Instagram!

Mande uma mensagem pra gente e receba nosso conteúdo no seu celular: (11) 99435-0365

 

Mais Postagens

VER TUDO

Receba nossas atualizações em primeira mão

Se você gosta do nosso conteúdo, inscreva-se e não perca nenhuma novidade.