Qual episódio de Star Wars tem a maior bilheteria?

Por em 9 de janeiro de 2018 , atualizado em 6 de fevereiro de 2018

star wars last jedi - divulgação

A cada lançamento da franquia Star Wars, multidões são atraídas aos cinemas. Com a estreia de “Os Últimos Jedi” na virada de 2017 para 2018, chegamos ao total de 9 filmes. Como eles se comparam em termos de bilheteria?

O sucesso comercial nesse mercado é medido pela arrecadação que cada filme obtém na venda de ingressos. Problema: normalmente, o valor nominal da bilheteria é divulgado, ou seja, sem levar em conta a inflação no período. E com a subida do preço de tudo ao longo do tempo (inclusive dos ingressos de cinema), as bilheterias dos filmes mais recentes serão mecanicamente mais altas. Não porque esses filmes tiveram mais sucesso que os antigos, mas apenas porque hoje os preços das coisas são mais altos do que no passado.

Dá para ver esse efeito no gráfico abaixo (clique nele para ampliar na tela) com as bilheterias dos 9 filmes da série nos Estados Unidos.

bilheteria_star wars

Em rosa, não é considerado o efeito da inflação. Note que, em geral, os filmes mais novos estão no topo, e os mais antigos na parte de baixo no ranking. Nas barras em azul, está feito o devido ajuste pela variação do preço do ingresso de cinema. E o que acontece? O ranking muda completamente quando expurgamos o efeito da inflação do tíquete. O primeiro filme da franquia (de 1977) agora aparece no topo da lista.

Para mais detalhes sobre esse tipo de ajuste, veja nossa análise aqui. Uma observação: a coleta foi realizada no site boxofficemojo.com, no dia 8/1/2018. Como “Os Últimos Jedi” ainda está em cartaz, o ranking pode mudar nos próximos dias.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook e Twitter!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Instagram 🙂

Mais Postagens

VER TUDO

Receba nossas atualizações em primeira mão

Se você gosta do nosso conteúdo, inscreva-se e não perca nenhuma novidade.