Quando impostos fazem bem à saúde?

Por em 24 de julho de 2017 , atualizado em 25 de julho de 2017

gasolina_alta_impostos_agência brasil

Como já estamos cansados de saber, falta dinheiro para o governo brasileiro.  É preciso gastar menos, arrecadar mais ou fazer alguma mágica. Como da cartola do governo não saem coelhos, a escolha é entre gastar menos ou arrecadar mais. Daí vem a explicação para o aumento dos impostos sobre os combustíveis na última semana: na ausência de cortes suficientes nos gastos, aumentam-se impostos.

Ninguém gosta de mais impostos, é verdade. O retorno é baixo diante de nossa carga tributária. Mas ao menos temos o consolo de que, dessa vez, nossos pulmões podem ficar um pouco menos entupidos.

A nossa saúde mental certamente não melhora quando temos que pagar mais impostos. Mas alguns impostos podem, sim, ser benéficos.  No caso dos combustíveis, o consumo tende a cair quando as taxas sobem. Ainda que a contragosto, muitos motoristas acabam optando pelo transporte público. Diminui, portanto, a emissão de gases poluentes, o que colabora para respirarmos um ar um pouco menos contaminado – mesmo que nossa saúde mental e nossos bolsos não aguentem pagar mais impostos.

 

Para ficar por dentro do que rola no Por Quê?, clique aqui e assine a nossa Newsletter.

Siga a gente no Facebook!
Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
E curta as nossas fotos no Insta 🙂

Mais Postagens

VER TUDO

Receba nossas atualizações em primeira mão

Se você gosta do nosso conteúdo, inscreva-se e não perca nenhuma novidade.